Filosofia e Existência

Filosofia e Existência
estude filosofia a distância

sábado, 27 de setembro de 2014

Sobre João Sabaíta, ou Antíochus

Sobre João Sabaíta, ou Antíochus
(continuação do post anterior).

"Houve outro", disse João, "No mesmo mosteiro da Ásia que se tornou discípulo de um monge manso, gentil e quieto. E vendo que o ancião o honrou e cuidou dele, ele acertadamente julgou que isso seria fatal para muitos homens, e implorou ao ancião que o mandasse embora. (Como o ancião tinha outro discípulo, isso não lhe causaria muita inconveniência). E assim ele foi, e com uma carta de seu mestre, ele se estabeleceu no mosteiro cenobítico de Pontus. Na primeira noite em que entrou neste mosteiro, ele viu em sonho seu relato sendo feito por alguém e depois se acomodou ao terrível relato de que ele se tornara devedor de 100 libras de ouro. Quando ele acordou ele começou a refletir sobre o que ele tinha visto em sonho e disse: "Pobre Antíochus" (pois este era o nome dele) "você certamente está muito aquém de sua dívida!". "E quando", ele continuou, "eu vivi neste mosteiro por três anos em inquestionável obediência e fui considerado por todos com desprezo e insultado como estrangeiro (pois não havia outro estrangeiro lá), então novamente eu vi alguém me dando uma nota de crédito para o pagamento de 10 libras do meu débito. E então quando acordei e tinha pensado sobre meu sonho, disse: "Ainda apenas dez! Como pagarei o restante?". E após isso disse para mim mesmo: "Pobre Antíocus! Ainda mais desonra e labuta para ti!". Daquele tempo em diante eu fingi ser uma besta sem, no entanto, negligenciar o serviço de todos. E quando os pais sem piedade viam que eu voluntariamente servia naquela condição, eles me davam todo o serviço pesado do mosteiro. Vivi tal modo de vida por 30 anos quando em um sonho eu vi aqueles que apareceram para mim em sonho, e eles me deram um recibo de quitação de débito. Assim, quando os membros do mosteiro me impunham algo, eu me lembrava de minha dívida e suportava tudo corajosamente. Veja você, pai João, que o sábio João falou-me isso como se se tratasse de outra pessoa. E foi por isso que ele mudou seu nome para Antíochus. Mas na realidade, ele mesmo destruiu corajosamente sua caligrafia com sua paciência e obediência.

Ouçamos que dom de discernimento obteve este santo homem com sua obediência absoluta.Quando ele estava residindo no mosteiro de São Sava três jovens se dirigiram a ele querendo tornar-se seus discípulos. Ele alegremente os recebeu e os deu hospitalidade com doçura, querendo refrescá-los após o labor de suas jornadas. Quando três dias passaram, o ancião lhes disse: "Por natureza, irmãos, sou propenso à fornicação, e eu não posso aceitar vocês". Mas eles não estavam escandalizados, pois sabiam do bom trabalho do ancião. No entanto, por mais que pedissem, eram incapazes de persuadi-lo. Então, eles se lançaram aos seus pés e lhe imploraram para dar ao menos uma regra de como e onde deveriam viver. Então ele cedeu às suas súplicas, sabendo que iriam recebê-lo com humildade e obediência, o ancião disse: "O Senhor quer você, criança, vivendo na paz e solidão em submissão ao seu pai." E o segundo disse: "Vai, vende a sua vontade e dá a Deus, tome a sua cruz e persevere em uma comunidade e mosteiro de irmãos e certamente terás um tesouro nos céus." Então o terceiro disse: "leve em sua própria respiração a palavra daquele que diz: aquele que perseverar até o fim será salvo." Vai e se possível escolhe para lhe treinar no Senhor a pessoa mais rigorosa e exigente e abuse da bebida da perseverança diária e do escárnio, como leite e mel. Então o irmão disse ao grande João: "Mas Pai, o que fazer se o treinador tiver uma vida laxa?". O ancião respondeu: "Mesmo que você o veja cometendo fornicação, não o deixe, mas diga a você mesmo: Irmão, por que estás aqui? Então você verá todo o orgulho sair de você e toda luxúria murchar.

Vamos todos nós que desejamos temer o Senhor lutar com todas as nossas forças, para que na escola da virtude não adquiramos por nós mesmos malícia e vício, esperteza e astúcia, curiosidade e raiva. Pois estas coisas acontecem, não é de admirar! Enquanto o homem é um indivíduo ou um marinheiro, ou lavrador do solo, os inimigos do Rei não guerrearão contra ele! Mas se o vêem tomando as cores do Rei, o escudo, a adaga e a espada, o arco, vestido em trajes de soldado, então rangirão com os dentes e farão tudo ao seu alcance para destruí-lo. E assim não dormiremos.

Eu vi as mais belas e inocentes crianças virem para a escola  pela sabedoria, educação e proveito mas após o contato com outros pupilos não aprenderam nada além de astúcia e vício. O inteligente compreenderá isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário